29.1.10 | Autor: Maria Augusta

Jóias desenhadas por Philippe Starck para Baccarat em 2008 (fonte aqui)

Já falei aqui várias vezes sobre o quanto aprecio as artes decorativas, porque nela o cuidado com a forma e a estética são levados a cada objeto do cotidiano. Pena que os objetos criados pelos designers para a arte decorativa, são caros e nem sempre estão ao nosso alcance se desejarmos possuí-los, mas se quisermos simplesmente apreciá-los tudo se torna mais fácil...pois entrar em uma loja que vende estes produtos que são verdadeiros objetos de arte é como entrar em um museu ou uma galeria para admirar as artes tradicionais...com a diferença que as lojas são bem numerosas que os museus rs.

O costureiro Jean-Paul Gauthier desenhou estas garrafas realizadas com cristal Baccarat para a água Evian (fonte aqui)

Uma das indústrias que uniu o útil ao agradável e transformou seus produtos em verdadeiros objetos de arte foi a fábrica de cristais Baccarat. Ela é muito antiga, data da época de Luís XV, quando começou a fabricar objetos de vidro, passando a fabricar os famosos cristais que fizeram sua fama no século seguinte. E desde então não parou de fornecer objetos de cristal para o mundo inteiro. E um dos elementos que a manteve ativa foi o fato de colocar seus vidros e cristais prestigiosos a serviço de outras indústrias, como por exemplo a de perfumes. Outro exemplo feliz foi sua associação com a indústria de água mineral Evian para criar a série de garrafas acima, com desenho de Jean-Paul Gauthier, porisso foram chamadas de garrafas "alta costura".

Os perfumes "As lágrimas de Tebas", "Uma noite estrelada em Bengala" e "Um certo verão em Livadia" concebidos por Christine Nagel para Baccarat. Os frascos são do designer Federico Restrepo (fonte aqui)

Eles também se diversificaram criando os próprios perfumes como a trilogia acima e uma linha de jóias associando o cristal ao ouro e às pedras preciosas. Mas o que contribuiu muito para o prestígio e para a beleza dos objetos por ela criados foi a associação com designers famosos para criar suas coleções, transformando seus objetos em verdadeiras esculturas de cristal. Já trabalharam para a cristaleria nomes importantes do design interncional, tais como o italiano Roberto Sambonet, Salvador Dali, Jaime Hayon e Philippe Starck entre outros.



Peças criadas por Jaime Hayon, Robert Rigot e Roberto Sambonet para Baccarat (fonte aqui)

Este ano a coleção está "saindo do forno"...e o artista convidado para realizá-la é o badalado designer Marcel Wanders, que inspirado na natureza de sua Finlândia natal desenvolveu toda uma série de vasos, frascos, copos, lustres, sob o nome de "United Crystal Woods"...então os chifres de um veado da floresta se transformaram em um candelabro, uma lebre se metamorfoseou em um balde de gelo, e as flores se espalharam pelos vasos em profusão...vejam em quase "primeira mão" : (fonte aqui)






25.1.10 | Autor: Maria Augusta

Mosteiro de São Bento, tratamento numérico feito por mim a partir de uma foto tirada no mirante do Banespa (2009)

Hoje São Paulo, a gigante, está completando 456 anos...velha ou moça, depende do referencial, não é mesmo? Mas apesar de toda a sua idade ela ainda guarda alguns mistérios, lugares secretos onde o comum dos mortais não tem acesso, embora possa imaginá-los a partir da beleza ou da imponência exterior. Um deles é o interior do Mosteiro do São Bento, que vai abrir excepcionalmente para este aniversário, para apresentar uma exposição de arte contemporânea chamada "Arte e Espiritualidade".

Este prédio foi construido entre 1910 e 1914, no entanto a ordem religiosa que lhe deu origem está neste local desde 1600. Nele, que abriga 42 monges, já funcionou um cineclube que costumava passar filmes de Ingmar Bergman e um teatro que revelou Sérgio Cardoso, mas estava fechado ao público desde os anos 1960. Para esta exposição serão abertas as salas do colégio e da faculdade, o parlatório do mosteiro e a capela do colégio, que foi reformada para a visita do papa Bento XVI a São Paulo. Nesta podem ser vistos belos vitrais e afrescos do pintor austríiaco Thomas Scheuchl. O claustro (jardim interno que os monges usam para meditar) permanecerá fechado mas poderá ser percebido a partir das janelas de uma das salas de exposição.

A mostra "Arte e Espiritualidade" traz pinturas, fotografias e instalações contemporâneas que investigam o papel da espiritualidade no mundo moderno e são da autoria de Carlos Eduardo Uchôa, José Spaniol e Marco Giannotti. "No primeiro piso da exposição, José Spaniol apresenta obras da série balanças e lousas nas salas do Parlatório do Mosteiro. Para o teatro, Spaniol e Giannotti criaram uma vídeoinstalação sobre o tempo. Nas salas subseqüentes, os artistas Marco Giannotti e Carlos Eduardo Uchôa apresentam pinturas de grande escala e duas interpretações distintas sobre a via Crucis em 14 estações. O segundo andar traz uma série de fotografias de Uchoa sobre imagens refletidas que foram escolhidas para a exposição, com destaque para as imagens em “looping” instaladas em dois monitores. O encerramento da visitação é no terceiro andar, com uma instalação de Uchoa e Spaniol dentro da Capela e que tem como tema o céu e o inferno" (fonte aqui). Mas vamos visitá-la? Para isto, clique na imagem abaixo e veja o diaporama magnífico do portal da UOL mostrando toda a exposição.

E como São Paulo não é a única que aniversaria no dia 25 de janeiro, divido com vocês esta réplica do bolo paulistano que saboreamos no meu aniversário do ano passado no restaurante "Casa da Fazenda" na Paulicéia (mas, vejam bem, é São Paulo que está completando 456 anos e não eu, viu???). Hum, estava uma delícia!




Endereço e horários da exposição :

Largo de São Bento s/n Centro São Paulo

Estação São Bento do Metrô

Visitação Monitorada: das 13:00h às 17:00h de terça a sexta e das 10:00h às 17:00h aos sábados e domingos, até 21 de Fevereiro de 2010, quando se encerra a exposição. ENTRADA FRANCA.

Se você for à exposição, não deixe de passar na padaria dos monges na entrada do mosteiro, tem uns pães deliciosos, o meu preferido é "pão São Bento", à base de mandioquinha.

Fontes :
Portal UOL
Globo News (vídeo da exposição aqui)
Site do mosteiro




21.1.10 | Autor: Maria Augusta

Que coisa terrível esta catástrofe no Haiti, não é mesmo? Quando a natureza ergue a voz e nos mostra que é ela que tem a última palavra, podemos fazer muito pouco para nos proteger, como no caso desta cidade que foi praticamente varrida do mapa...mas não são apenas os fenômenos naturais que provocam o desaparecimento de cidades. Muitas vezes, espontaneamente ou forçada por circunstâncias diversas, a população parte de um lugar, e a cidade se torna uma "cidade-fantasma". Veja alguns casos (clique nas setas abaixo do texto para virar as páginas) :



Fonte : L'Internaute


Update (21/01/2010)

A Elma nos fala da cidade desaparecida de Pompéia e nos traz fotos de objetos nela encontrados :

"
...Observei que a maioria das cidades fantasmas, aconteceu pelas mãos do próprio homem e poucas por acidentes geográficos.
Lembrei-me de Pompéia, aquela rica tão famosa e próspera cidade da Itália que foi destruída pela erupção do Vesúvio em 79 d.C quando foi coberta pelas cinzas quentes e argamassa de até 2m de altura e em alguns locais com até 4m soterrando e matando quase todos os habitantes de surpresa, enterrando com eles toda uma riqueza cultural fabulosa.
Tenho um livro de artes sobre a beleza dos objetos: Jóias, paredes de afrescos, estátuas que foram descobertos pelas escavações.
Tirei algumas fotos do livro para lhe mostrar de jóias em ouro e pedras preciosas, pérolas etc estão no Museu Nacional Arqueólogo de Nápoles.
Não repare nas fotos mal tiradas e de má qualidade pois esse é o meu primeiro álbum na web. Adorei fazer e vou usar muito esse recurso que descobri hoje e não sei ainda como colocar legendas, mas eu chego lá.
Clique em Imagens Shack..."


Update (22/01/2010)

O Marco também comentou sobre uma cidade-fantasma que ele conheceu :

"Seu post me fez lembrar uma cidade brasileira que em 2006 estava a venda e só tinha um morador. Era uma vila construída há 35 anos para abrigar 120 operários da hidrelétrica de Jaguará, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. Os funcionários foram demitidos e ficou a vila que a companhia energética de Minas tentou vender. A tal vila tinha espaço suficiente para abrigar 235 Maracanãs. Dá pra imaginar o tamanho?
E pelo que eu lembro só não era considerada cidade mesmo porque não tinha prefeitura, delegacia, hospital e fórum..."



Update 2 (22/01/2010)

A Luma também nos conta sobre duas cidades fantasmas :

"No Chile, temos a cidade fantasma de Sewell, encravada no meio dos Andes e a Mina El Teniente, a maior mina de cobre subterrânea do mundo, que é considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Em Minas, onde fica a represa do Rio grande, o vilarejo de Quebra-Chifre está submerso, isto aconteceu na época da construção da represa em 1970 e está à 15m de profundidade. Uma cidade fantasma submersa onde os mergulhadores fazem mapeamentos pelo local, passeando na cidade dentro da água."
18.1.10 | Autor: Maria Augusta
A imaginação humana não tem limites mesmo, e a cada dia surgem técnicas para nos ajudar a melhor compreender os segredos da natureza. Muitas vezes, as técnicas que foram elaboradas para estudos científicos são "desviadas" para criar obras de arte. É o caso da projeção estereográfica, que consiste em projetar sobre uma superfície plana imagens que são observadas em uma superfície esférica. Ela era usada em cartografia, mas o fotógrafo Alexandre Duret-Lutz resolveu aplicá-la às paisagens para criar pequenos planetas. Ele tirou várias fotos destas cobrindo 360° em torno de um ponto varrendo cada vez 180° para levar em conta a altura, depois reuniu as imagens obtidas e por meio de softwares ele chegou aos planetas abaixo. Complicado? É verdade, mas o resultado é muito interessante, pelo menos na minha opinião. O que você acha?


Para saber o passo a passo do trabalho de constituição das imagens e ver os outros planetas panorâmicos que ele criou, visite o Flickr de Alexandre Duret-Lutz aqui. (em inglês).


Fonte : L'Internaute
13.1.10 | Autor: Maria Augusta

Foi divulgado recentemente (aqui) um estudo mostrando o que mudou nos hábitos culinários franceses nos últimos dez anos. Pois é, em relação à cozinhas, eles são apegados à qualidade, mas também à tradição. Mas houve várias mudanças durante este período, que chegaram devagarinho, mas estão ganhando força. Veja um "glossário" delas...

Amendoim : existe 5 vezes mais alergias ao amendoim atualmente que há dez anos atrás. Outras alergias que a pareceram ou recrudesceram foram as alergias causadas pela clara de ovo, gluten e leite de vaca.

Bio : os produtos provenientes da cultura biológica estão em alta vertiginosa, apesar de ainda serem mais caros que os outros e muitas vezes o gosto é bem diferente...medo dos efeitos dos pesticidas sobre a saúde?...

Bistronomia : os restaurantes finos e sofisticados com seus pratos sofisticados estão perdendo terreno para os que servem refeições mais simples, mas de alta qualidade, muitas vezes preparadas pelos grandes chefs e que são chamados "bistrôs". Sinal da crise? Em todo caso, a conta é menos indigesta que nos restaurantes famosos...

"Cestas" : é quando as pessoas que moram na cidade passam um contrato com os agricultores financiando parcialmente sua atividade em troca de uma cesta semanal com frutas e legumes da plantação destes.

Cozinha : cada vez mais e para todo lado se abrem escolas de cozinha, as pessoas estão voltando a preparar a propria refeição, deixando de lado a cozinha industrializada. "Pão durismo" ou sinal de que as prioridades de vida estão mudando?

Fast foods : a fama de comida que engorda dos que vendem sanduiches e sodas está levando ao aparecimento de um novos tipos, onde se pode comer rapidamente uma refeição mais sadia, como por exemplo os bares de sopas, bares de massas e os que servem bio, naturalmente...

Legumes esquecidos : alguns vegetais que haviam saido de uso (principalmente o "tupinambour" e o "rutabaga" que eram consumidos na época da guerra) estão voltando, é comum encontrar nos supermercados legumes completamente estranhos...é preciso coragem para experimentar!

Locais : a tendência também é comer os produtos locais e da estação, deixando de lado os que vieram de longe (só espero que não desapareçam completamente, gosto de comprar leite de coco e a raríssima mandioca que no Brasil eu não comia, mas aqui como não tem me dá vontade...), ou os que são produzidos artificialmente fora da sua época.

Sustentável : muitas pessoas procuram consumir produtos que tem o label "comércio sustentável", que teoricamente foram comprados a um preço justo diretamente junto aos pequenos produtores dos paises em desenvolvimento, eliminado os atravessadores. Difícil saber se é realidade ou ilusão...

O assunto é vasto, também li sobre as tendências da cozinha brasileira e de outros paises, mas fica para outro post. E você, mudou algo em seus hábitos alimentares recentemente? De qualquer forma, seja qual for sua tendência, "Bom apetite!".


Update (17/01/2010)

A Sonia encontrou o "tupinambour" no site "Quental Ecológico" , o texto diz o seguinte :

"O Tupinambo (tupinambor, topinambo, girassol-batateiro) é um substituto ideal batata na sua alimentação, principalmente se é diabético ou celíaco
O Helianthus tuberosus é conhecido sob vários nome populares, principalmente, tupinambo, tupinambor ou tupinambour nos países latinos e “Jerusalem artichoke” (alcachofra de Jerusalém) nos anglo-saxónicos, ou ainda em Portugal como girassol-batateiro. " (leia mais aqui)

Quanto ao "rutabaga", é uma espécie de nabo, encontrei uma foto dele :




10.1.10 | Autor: Maria Augusta

Dizem que Paris é ainda mais bonita quando está toda branquinha, coberta de neve, como nestes dias. Será mesmo? Confira, no diaporama abaixo :

Fonte : L'Internaute
7.1.10 | Autor: Maria Augusta
Com este post e esta série de fotos gostaria de homenagear a cidade de São Luiz do Paraitinga, berço de Oswaldo Cruz. Estivemos lá em 2006 e ficamos maravilhados com o charme do casario colonial, de suas ruelas coloridas, de sua culinária típica, de seu rico folclore e também com a natureza que a rodeia. Mas o mais importante foi realmente a simpatia e o calor humano das pessoas. Viajávamos com minha sogra idosa, que requeria uma atenção especial e esta não faltou principalmente por parte da proprietária da Pousada Nativa's (nela havia um vitral magnífico representando a Igreja Matriz da cidade), onde nos hospedamos. Partimos de lá com a mala cheia de pequenos sacis e livros sobre as lendas do folclore brasileiro, pois este é levado a sério nesta cidade.

Neste momento terrível que eles estão enfrentando devido às perdas importantes que tiveram devido às chuvas, desejamos que eles superem as dificuldades e reconstruam seus lares e sua cidade, pois esta é um exemplo de valorização da cultura brasileira.


Para saber como você pode ajudar os sinistrados de São Luiz de Paraitinga, clique aqui.
4.1.10 | Autor: Maria Augusta

Ano Novo, vida nova? Mais uma ótima razão para reativarmos nossos hábitos agradáveis e reabrir com prazer esta nossa "sala de visitas" para receber os amigos e com eles trocar idéias, informações e principalmente esta energia positiva que nos faz tanto bem. Espero que todos tenham passado excelentes Festas e estejam com as baterias carregadas de amor e de otimismo para realizar seus projetos neste ano de 2010. De minha parte, estes dias de férias foram bastante repousantes, passeei, pus a leitura em dia, realizei experiências inéditas, fui ao cinema, aos poucos irei contando aqui o que fiz e vi de interessante neste período de frio brbrbr e neve por aqui...

E por falar em cinema e leitura, vi um filme que é pura magia...ouvi falar dele na na televisão, é dedicado principalmente ao público infantil, mas a beleza e a delicadeza das imagens me deram vontade de ir assisti-lo. Trata-se de "Kerity, a casa dos contos", um desenho animado francês cuja autora é Rebecca Dautremer. A história é assim :

Era uma vez um garotinho chamado Natanael...ele era muito inteligente, conhecia de cor o alfabeto, mas não conseguia unir as letras para poder formar as palavras, o que o deixava muito triste. Ele tinha uma tia que ele adorava chamada Eleonore, que passava horas narrando contos de fadas para embalá-lo. Esta, deixou como herança para ele a chave de um cômodo secreto da casa, onde ninguém nunca havia entrado antes...e nele penetrando Natanael teve uma grande surpresa.

Era uma imensa biblioteca, com as edições originais de Pinóquio, O Pequeno Polegar, Peter Pan e o Capitão Gancho, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau, Alice no País das Maravilhas, enfim as histórias de todos os heróis que povoam a imaginação infantil. E a surpresa foi ainda maior quando eles se materializaram saindo de seus livros, para pedir socorro a Natanael, pois devido a um feitiço se um ser humano não lesse a frase que estava inscrita na entrada da biblioteca até meia-noite todos eles iriam desaparecer para sempre dos livros e da memória de todos...

Imaginem a aflição do pobre Natanael, pois ele não sabe ler e além disto seus pais são obrigados a vender os valiosos livros ao vilão Pictout (Rouba Tudo) para pagar os estragos que a velha casa da tia Eleonore sofreu durante uma tempestade. Então a história se desenrola em torno da aventura de Natanael (que foi reduzido pela bruxa malvada ao tamanho dos personagens) que enfrente a hostilidade do mundo "dos grandes" para recuperar os livros e voltar a tempo à biblioteca, para tentar decifrar a frase salvadora, com a cumplicidade de sua irmã Angélica, do tio Adrien, e de todos os pequenos personagens dos contos. Mas felizmente o filme tem um final feliz, e na última badalada de meia-noite, ele consegue ler a frase :

"Ce n'est pas parce que c'est inventé que ça n'existe pas"!

("Não é porque algo é inventado que não existe"!)

Foi um bom momento de sonho e magia para começar o ano, e principalmente de incentivo à leitura, o que é sempre válido para os pequenos e para os grandes também...